logo Instituto de permacultura

Boas Práticas Agrícolas focam na conservação

Com a adoção de práticas simples e de baixo custo de manejo de ambientes agrícolas o Projeto Águas do Paraguaçu vem demonstrando que é possível alcançar sustentabilidade econômica dos participantes do projeto e contribuir também para a preservação ambiental e segurança alimentar de suas famílias.

A partir do diagnóstico participativo das propriedades beneficiárias é possível identificar as práticas agrícolas utilizadas pela comunidade e entender onde é preciso melhor desenvolver os temas para atingir os objetivos do projeto.

Através do Curso de Boas Práticas Agrícolas, que aconteceu no dia 28 de julho de 2018, os participantes aprenderam um conjunto de estratégias de conservação que vem contribuindo para a transição agroecológica e regularização ambiental de mais de 35 famílias localizadas na Fazenda Ibicoara, no município de Mucugê (BA).

Temas como manejo e conservação do solo e da água, cobertura morta e viva, adubação orgânica e adubação verde, reflorestamentos e recuperação de nascentes, manejo de pragas e doenças, foram desenvolvidos durante o curso abrindo a mente das famílias agricultoras e ampliando as oportunidades de melhoria da produção e renda. Numa segunda etapa do projeto estes temas voltarão a ser abordados já que na formação continuada é que o despertar para novas práticas acontece. Este projeto é uma realização do Instituto de Permacultura da Bahia - IPB, com a iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA e o apoio da Fundação José Silveira – FJS e tem como objetivo principal reverter processos de degradação ambiental em áreas prioritárias para a conservação de Mata Atlântica, no município de Mucugê-BA.

08/08/2018

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Travessa Garoupa, nº 36, Sala 5, Stiep,
Salvador - BA - 41.770-470 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br