logo Instituto de permacultura

Implantação Florestal no Águas do Paraguaçu

O Águas do Paraguaçu vem finalizando os plantios em 30 hectares na micro bacia do Córrego Ibicoara, Mucugê/BA com a implantação dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD do projeto. Ao todo foram trinta e nove propriedades trabalhadas com diferentes técnicas de restauração ecológica, incluindo o preparo do solo manual e mecanizado, a condução da regeneração, o plantio em área total, dentre outras.

Tamboril

Todas as 39 propriedades obtiveram a regularização ambiental por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, e o estudo para obtenção da dispensa de outorga de água destes imóveis também está sendo realizado, considerando o uso para irrigar culturas de subsistência como café e feijão.

A família agricultora é a maior aliada do projeto pois será ela quem dará prosseguimento ao manejo das áreas e das árvores plantadas. Neste sentido, os cursos de formação e multiplicação dos conhecimentos sobre o manejo das áreas e a sensibilização dos participantes é tão importante quanto a implantação florestal.

Candeia

O desenvolvimento de algumas espécies a exemplo do angico, do ingá, do tamboril e da candeia tem surpreendido a equipe, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

Conforme previsto na legislação, algumas áreas de Reserva Legal dos pequenos agricultores do projeto são formadas por café com floresta e outras em pomar consolidado. Tal fato traz o potencial de convivência das áreas protegidas com áreas produtivas, por meio do chamado Sistema Agroflorestal - SAF.

Aos poucos as famílias passam a compreender os benefícios da preservação das margens dos córregos, a importância dos brejos e da floresta para garantir a sustentabilidade ambiental e também melhorias na produtividade, afetando a qualidade de vida de toda a comunidade.

Este projeto é uma realização do Instituto de Permacultura da Bahia - IPB, com a iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA e o apoio da Fundação José Silveira – FJS e tem como objetivo principal reverter processos de degradação ambiental em áreas prioritárias para a conservação de Mata Atlântica, no município de Mucugê-BA.

15/05/2018

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Travessa Garoupa, nº 36, Sala 5, Stiep,
Salvador - BA - 41.770-470 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br