logo Instituto de permacultura

IFBA-Seabra sedia 3º Simpósio de Agroecologia

Estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural e representantes de associações e cooperativas são esperados no III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus Seabra.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições de trabalhos poderão ser feitas até o dia 30 de outubro. Já as inscrições de ouvintes serão realizadas até a véspera do evento, dia 13 de dezembro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do III SAB.

O III SAB acontecerá entre os dias 14 e 16 de dezembro, com o tema “Perspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica. Entre os assuntos que serão debatidos, estão saberes tradicionais, políticas públicas e inovação da agroecologia no Brasil, permacultura, sistemas agroflorestais, educação do campo, manejo e conservação do solo e da água, comercialização e produção de alimentos agroecológicos, juventude rural e convivência com o Semiárido.

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, apresentação de artigos científicos, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com a participação de diversos grupos produtivos da região, são alguns destaques do Simpósio.

Confira a programação!

Saiba mais

O SAB tem por objetivo fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias sociais focadas na agricultura familiar, capazes de gerar renda, potencializar a autonomia do (a) agricultor (a) e integrar ações conservacionistas/preservacionistas na produção de alimentos saudáveis.

A terceira edição do evento está sendo organizada pelo IFBA, por meio do Projeto Chapadeiros, um dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) da Chapada Diamantina, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência da Educação Profissional (Suprof) do Estado da Bahia, a Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), as Escolas Família Agrícola de Seabra, Itaetê e Andaraí, e a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA).

As edições anteriores do Simpósio ocorreram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2014, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em 2015.

Serviço

O quê: III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB)

Quando: De 14 a 16 de dezembro de 2016 Onde: No Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Seabra, situado na Estrada Vicinal para Tenda, s/nº, Barro Vermelho. Mais informações: http://seabra.ifba.edu.br/3sabchapada/

17/11/2016

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br