logo Instituto de permacultura

Plano de Restauração Ecológica é tema de oficina

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2016 o projeto Águas do Paraguaçu realizou a Oficina de Restauração Ecológica e Conservação de Florestas na comunidade Fazenda Ibicoara, Mucugê – Bahia.

Durante estes dois dias os agricultores e agricultoras da comunidade puderam aprender um pouco mais sobre ecologia, sobre o funcionamento da natureza, sobre as diferentes técnicas da restauração ecológica bem como quando adotar cada uma delas.

No segundo dia a oficina aconteceu na propriedade de Dona Laura e Seu Manoel onde já foram iniciados alguns plantios. Abraço verde, reboleira, nucleação, corredores ecológicos, cervas vivas, plantios em linha foram algumas técnicas apresentadas e que serão utilizadas nas propriedades beneficiárias.

A segunda etapa da oficina de Restauração Florestal será voltada para a parte prática dos plantios e acontecerá em novembro no período das chuvas.

Além do público da comunidade estiveram presentes cinco brigadistas, fruto da parceria entre o Instituto de Permacultura da Bahia e a Brigada Rosely Nunes - Prevfogo/IBAMA. Esta frutífera parceria prevê o apoio da brigada nas atividades de educação ambiental, plantio, manutenção e monitoram de áreas, além da doação de mudas e sementes para serem utilizadas no projeto com a implantação de um SAF inspirado na agricultura sintropica de Ernest Goest.

O projeto Águas do Paraguaçu é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia - IPB, com a iniciativa do Ministério Público da Bahia – MPBA e o apoio da Fundação José Silveira – FJS.

30/11/2016

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br