logo Instituto de permacultura

Festa da Policultura

O Centro Educacional Jeovando Lopes de Almeida, em Umburanas (BA), transformou-se em uma mini-fazenda, no dia 21 de setembro. Na escola, foi montada uma unidade de produção ideal, com a casa do agricultor, a horta, o aprisco para as cabras, o apiário no meio da caatinga, a horta, a roça permacultural, com produtos diversificados, a cisterna para armazenar água de chuva, a área de armazenamento de sementes e os produtos colhidos da roça e beneficiados.

Mais de 500 agricultores, agricultoras e suas famílias visitaram o local, durante a 6ª Festa da Policultura, realizada pelo projeto Policultura no Semi-Árido. Ali, receberam informações técnicas, ouviram palestras e degustaram produtos saudáveis, cultivados sem agrotóxicos, como a abóbora, o aipim, a melancia, o gergelim, o girassol, o andu e frutas como sirigüela, melancia, mamão, caju, pinha, abacaxi, umbu e cajá.

Por meio de cursos de fortalecimento do associativismo (outra ação do Policultura) que são realizados junto com associações de produtores da região de Umburanas, Ourolândia, Morro do Chapéu e Cafarnaum, os produtores estão aprendendo a superar as dificuldades da comercialização dos produtos, por meio da união e solidariedade. “Já estamos vendendo gergelim até para o Paraná”, afirmou com orgulho a policultora Maria do Carmo Brito, de Ourolândia.

A 6ª Festa da Policultura também foi realizada no dia 19 de setembro, em Cafarnaum, região de Irecê. Nos dois municípios, as famílias de policultores resgataram as antigas tradições de festejos comunitários, organizando coletivamente o evento, cuidando de cada detalhe – alimentação, música, atrações artísticas, produtos expostos em barracas e a programação. Foi mais uma vivência de cooperação e união que reforça os laços de vizinhança e a confiança na possibilidade de promoverem seu próprio desenvolvimento.



11/11/2008

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Travessa Garoupa, nº 36, Sala 5, Stiep,
Salvador - BA - 41.770-470 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br