logo Instituto de permacultura

Manejo Ecológico da Água movimenta Rio de Contas

por David Borja, Maura Pezzato, Nagoy Sol

Durante 4 dias, na cidade de Rio de Contas na Chapada Diamantina, o Parque Sá Fulô recebeu um grupo diverso de 15 pessoas para vivenciar práticas e trocar experiências em Manejo Ecológico da Água. Em círculo o grupo iniciou brindando com água o aqui e o agora, pedindo licença e agradecendo aos seres visíveis e invisíveis para manifestar nossa presença divina na terra, e assim, a vivência permaneceu com harmonia e as informações foram bem canalizadas.

A interação do grupo fluiu na vibração natural de um rio. A busca de mudança de hábitos como as formas de usar, sentir e viver a água, assim como, os processos internos de transformação individual conduziram a vivência a um caminho do ouvir com o coração, fazer com integridade e construir com ação a realidade que sonhamos.

Bacia de EvapoTranspiração - BET, Caixa de Gordura, Filtro Biológico, Circulo de Bananeiras, Banheiro Seco, Cagabalde foram práticas de saneamento ecológico trabalhadas neste encontro. Estas práticas conectaram os participantes com a ética e os princípios da Permacultura enfatizando a importância da cooperação com o recurso Água. As águas sanitárias da pousada foram direcionadas para a BET, as águas cinzas do restaurante para vários estágios de filtros, iniciando com uma caixa de gordura, seguindo para um filtro biológico com zona de raízes, chegando em um círculo de bananeiras.

Outras atividades como Cama Elástica, Corda Bamba (slackline), Tecido, Yoga, Fogueira e conversas sobre o Sincronário Maia integraram e enriqueceram as pessoas nos momentos de descontração no espaço aconchegante do Sá Fulô.

Com diversidade e abundância de alimentos da região, assim como a riqueza de saberes e experiências que cada participante levou, nutrimos o corpo e a alma neste encontro de seres galácticos.

Como uma gota de água que cai, caminha e chega ao oceano, os participantes exploraram, cooperaram e formaram uma corrente humana e com os olhos vendados, confiantes, foram conduzidos até o rio. Finalizando e iniciando ciclos, alcançamos o propósito do curso, abrimos, juntos, a trilha de retorno aos nossos próprios oceanos.



02/12/2011

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br