logo Instituto de permacultura

IPB participa de seminário de Economia Solidária no Rio

O Instituto de Permacultura da Bahia, a convite do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ), participou da IV Mostra de Tecnologias Sociais e Economia Solidária durante o seminário  “A Economia Solidária na América Latina – Realidades Nacionais e Políticas Públicas”  entre 26 e 28 de outubro de 2011 no Rio de Janeiro.

A proposta do festival é aproximar a universidade, movimentos sociais e empreendimentos da Economia Solidária da América Latina. Na oportunidade, Natália Andrade (permacultora), Noeme de Carvalho (permacultora) e Inacio Silva (educando da Escola Umbuzeiro) representaram o Instituto de Permacultura da Bahia.

Durante a mostra houve uma exposição de fotos de projetos, cursos e oficinas realizados pelo IPB ao longo dos seus 19 anos de atuação. Também houve exibição dos documentários “Um novo olhar sobre o sertão”  e “III Encontro Geral Escola Umbuzeiro – Bioconstrução”. O primeiro vídeo versa sobre o projeto Policultura no Semiárido certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. O segundo narra as atividades do III Encontro Geral do projeto Umbuzeiro: Escola Sustentável do Semiárido sobre o tema bioconstrução abordando técnicas sustentáveis de construção. Após os filmes houve um debate sobre os temas com o público.

Na oportunidade fomentou-se o intercâmbio entre a Permacultura e a Academia, bem como o estreitamento de laços com movimentos sociais e de economia solidária da América Latina, com outras iniciativas  da sociedade civil organizada, entre outros.

O seminário foi realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) – Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Red de Investigadores Latinoamericanos de Economía Social y Solidaria (RILESS).



25/11/2011

:: Clique aqui para vizualizar os noticias anteriores

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br