logo Instituto de permacultura

Projeto Águas do Paraguaçu celebra finalização da primeira etapa

04/09/2018

Em comemoração aos mais de dois anos de trabalho, o projeto Águas do Paraguaçu – Restauração ecológica da microbacia do córrego Ibicoara celebrou o encerramento da primeira etapa no dia 29 de agosto de 2018, quarta-feira, às 17h30, na Associação da Fazenda Ibicoara, Mucugê/BA.

O projeto, que foi viabilizado a partir da instauração de um inquérito civil público na Promotoria de Justiça Regional do Alto Paraguaçu, trabalhou na regularização ambiental de 39 propriedades rurais por meio da elaboração do CEFIR e da recuperação de áreas degradadas com a implantação de técnicas de restauração ecológica em 30 hectares na microbacia do córrego Ibicoara, uma região prioritária para conservação da Mata Atlântica na Chapada Diamantina, que vem sofrendo contínuos processos de degradação ambiental.

Com o objetivo de ampliar conceitos e práticas que conciliem a produção e a preservação e contribuam para a transição agroecológica das propriedades rurais, as atividades formativas realizadas, como os cursos, oficinas, palestra, mutirões e intercâmbio, foram importantes agregadores e mobilizadores sociais.

No dia do evento, um varal fotográfico trouxe revelado um pouco do vivenciado ao longo desta primeira etapa com fotos contendo as pessoas participantes nas diversas atividades do projeto, e ao final cada uma/um pôde levar consigo uma recordação. Os quatro documentários produzidos durante o desenvolvimento do projeto foram exibidos. Eles abordaram as temáticas: Restauração Ecológica, Plano de Restauração de Áreas Degradadas, Mutirão de Implantação de Sistema Agroflorestal e, Manutenção e Monitoramento das Áreas.

O evento contou com a presença do Ministério Público Estadual, representado pelo Promotor de Justiça Regional Ambiental, Dr. Augusto César Carvalho de Matos, e por Rousyana Gomes de Araújo, Assessora Técnica do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CEAMA-MPBA.

Este projeto, que é uma iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA, é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia – IPB, com o apoio da Fundação José Silveira – FJS e tem como objetivo principal reverter processos de degradação ambiental em áreas prioritárias para a conservação de Mata atlântica, no município de Mucugê-BA.

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Travessa Garoupa, nº 36, Sala 5, Stiep,
Salvador - BA - 41.770-470 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br