logo Instituto de permacultura

Projeto Águas do Paraguaçu beneficia agricultoras(es) familiares em Mucugê

21/11/2016

O projeto Águas do Paraguaçu vem beneficiando agricultoras e agricultores familiares na comunidade Fazenda Ibicoara em Mucugê por meio da restauração ecológica de áreas incluindo as áreas protegidas dos imóveis, que são as áreas de preservação permanente e as áreas de reserva legal. O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR também é um benefício para quem adere ao projeto. O CEFIR é obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade, conforme previsão da Lei Estadual Nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006.

Até o momento foram identificados 35 proprietários aonde os trabalhos de mapeamento vêm acontecendo. O CEFIR já foi emitido para 23 propriedades sendo que os 30 hectares para restauração previstos no projeto já foram identificados. O plantio nestas áreas vem sendo realizados na medida em que os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD são elaborados participativamente com a família agricultora.

Os primeiros plantios foram feitos nos sítios de Pedrinho, de Ramário e de Dona Laura e Manoel, eles também adotarão o Sistema Agroflorestal – SAF como técnica de restauração, incrementando a roça de café, cultura principal “carro chefe”, com espécies diversas, de múltiplas funções. O SAF se apresenta como uma boa alternativa para as famílias da comunidade, uma vez que esta planta responde muito bem quando parcialmente sombreada por árvores.

A comunidade aos poucos passa a compreender o potencial que existe em conciliar a produção e a preservação, com exemplos vindos de agricultores da própria localidade. Estes agricultores dão bons exemplos quando roçam o mato ao invés de capinar, quando plantam espécies para fornecimento de cobertura para o solo, preservam indivíduos arbóreos existentes ou ainda plantam árvores de usos múltiplos com o objetivo de aumentar a produtividade do café e a rentabilidade do sistema.



Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br